Cronograma Capilar: O que é?


Eu descobri o Cronograma Capilar não faz muito tempo! Nesse post, vou explicar o que é e indicar alguns produtos.

Basicamente o cronograma serve para repor algumas coisinhas que seu cabelo perdeu ou deixou de ganhar.

Eu estava com as pontas do meu cabelo muito secas (tanto que eu cheguei a cortar e me arrependi, porque cortei de mais e ficou um pouco curto) então resolvi começar o quanto antes para que o resto do cabelo não fique do mesmo jeito.

Ele nada mais é uma rotina de utilização correta de máscaras de tratamento, para que utilize na medida certa, nem de menos nem de mais. Para montar seu cronograma é essencial que continue lendo!

Bom, o cronograma consiste tem 3 partes: Hidratação, Nutrição e Reconstrução!

Hidratação

O que é? Reposição híbrida, ou seja, repõe toda a água do cabelo. 
Principais componentes: Frutas, aloe vera, ervas, mel, chocolate, etc. 
Quem precisa? Cabelos opacos e levemente ressecados.
Resultado: Cabelos leves e macios.

Nutrição


O que faz? Reposição lipídica, ou seja, repõe os nutrientes do cabelo.
Principais componentes: Óleos, manteigas, ceramidas, cacau, semente de uva, etc.
Quem precisa? Cabelos volumosos e com frizz.
Resultado: Brilho, volume controlado e redução do frizz.

Reconstrução

O que faz? Reposição proteica, ou seja, repõe as proteínas do cabelo.
Principais componentes: Queratina (em todas suas derivações, como: creatina, arginina, etc.) e Colágeno
Quem precisa? Cabelos frágeis, quebradiços e elásticos.
Resultado: Sela as cutículas do cabelo além de dar resistência aos fios. 

Se quiser saber de mais dos principais componentes de cada etapa, aqui tem uma tabela que explica muito bem!

Depois de conhecer cada etapa e o que elas proporcionam, é hora de montar o seu cronograma. Eu peguei alguns modelos de cronogramas do blog Piquenique Fashion, olhem só:






Ai fica a seu critério escolher seu cronograma. Esse são só alguns modelos, o meu por exemplo é 2x por semana, a primeira semana eu faço hidratação e hidratação, na segunda hidratação e nutrição, na terceira hidratação e reconstrução e na quarta eu faço hidratação e nutrição.

Você escolhe seu cronograma conforme o seu cabelo precisa, o meu não precisa de muita reconstrução por isso é só uma vez no mês.

O próxima passo é escolher os produtos. E pode ter certeza, não é tão fácil assim, porque tem várias marcas que colocam na embalagem "Máscara hidratante nutritiva" ou mistura duas etapas, mas na verdade ou ela é mais hidratante do que nutritiva ou vice versa. Então eu fiz uma seleção de produtos que você pode usar em cada etapa.



  • Pantene Pro V - - Hidratação Intensa
  • Novex - Broto de Bambu
  • Elseve - Color-Vive
  • Seda - Revitalização e Reposição de Massa
  • Fructis - Reidratação 72h
  • Tresemmé - Hidratação Profunda



  • Dove - Óleo Nutrição 
  • Novex - Óleo de Coco
  • Elseve - Liss Intense
  • Pantene - Fusão da Natureza
  • Elseve - Nutrição 10x
  • Novex - Óleo de Ojon


  • Seda - Reconstrução Estrutural
  • Tresemé - Reconstrução e Força
  • Elseve - Reparação Total 5
  • Dove - Reconstrução Completa
  •  Bio Extratus - Queravit Biorrescontrutora
  • Novex - Plástica Capilar


"Rafa, por quanto tempo devo fazer?" Sempre, o resto da vida isjaijsiajj brincadeira. Bom, quanto tempo teu cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução? SEMPRE. O que pode e deve é variar os periodos. Quando os seus cabelos melhorarem, é só mudar o tempo entre cada etapa, entendeu?

Venho em outro post mostra os meus produtos!

Quem ai já faz o cronograma?





4 comentários:

  1. Nossa, que bárbaro isso!! Vou começar o quanto antes! Sabe que hoje mesmo eu tava olhando pro meu cabelo e pensando que ele tá precisando de uma forcinha... Me fala os produtos que vc usa, pra eu copiar :P

    Beeeeeeeeeeeeeeeeijos

    Lili♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vdd, pelo que eu vi todas que fazem gostam do resultado. Farei um post até amanhã mostrando os que estou usando *-*

      Beijos!

      Excluir
  2. Ameeeei! Meu cabelo tá precisando de mais cuidados, principalmente por ser cacheado. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamo junto Vanessa asjiajsiaj o meu também é cacheado e tem toda aquela historia que por mais que cuide sempre vai ser mais seco na pontas ;c Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...