Outubro Rosa: A conscientização do câncer de mama através de projetos fotográficos e publicitários!


Como todos já sabem (ou pelo menos deveriam saber) no mês de Outubro é dado uma atenção especial para o câncer que mais mata mulheres no Brasil, o câncer de mama.

Esse movimento começou lá em 1990, na Corrida pela Cura, em Nova York. Em 1997 se espalhou nos EUA e mais tarde, pelo mundo todo.

A iluminação rosa se tornou símbolo do movimento. Seja em algum museu, monumento histórico, ponto turístico algum local onde as luzes tenham ganhado tons diferentes; significa que houve união para a conscientização e prevenção da doença.

No entanto, a iluminação só é uma das formas de conscientização e prevenção. Existe vários  projetos fotográficos e publicitários que cuidam disso, e não só em Outubro, estão o ano inteiro trabalhando pela saúde da mulher. A seguir, você conhecerá alguns desses projetos.

SCAR (Survivor Cancer) Sobreviventes de câncer
Alguns anos atrás, uma de suas melhores amigas (na época, com 29 anos) foi diagnosticada com câncer de mama. David Jay acompanhou de perto a luta de sua amiga para vencer a doença; o renomado fotógrafo de moda já estava acostumado a fotografar as mulheres mais bonitas do mundo, procurou então, virar suas lentes para casos diferentes, para mulheres lindas, porém, que sofreram com o câncer de mama. O projeto chamado de “SCAR” (Survivor Cancer) mostra a difícil batalha das mulheres que lutaram e combateram a doença e continuaram suas vidas.
O objetivo do projeto é o mesmo de outros, a conscientização e de alertar as mulheres diante do câncer. Porém, David trás algo diferente em seu trabalho, ele tem foco principalmente em mulheres jovens e na sua forma direta em demonstrar a realidade das mulheres que passaram pela doença, não apenas conscientizando, mas também mostrando a aceitação e compaixão delas; de mostrar que na vida até mesmo nos trágicos momentos muitas vezes temos que continuar. As cicatrizes ficam, porém, as esperanças e sonhos continuam.


My wife with breast cancer (Minha mulher com câncer de mama)
"Eu a encontrei" - é assim que Ângelo descreve a sensação de ter conhecido Jennifer. Foi tipo amor a primeira vista, eles se casaram e só cinco meses depois ela descobriu o câncer.
Ângelo resolveu registrar cada momento durantes os cinco anos em que Jennifer lutou bravamente. Seu objetivo era mostrar para as pessoas que tivessem maior contato com mulheres com essa enfermidade,  que entendessem a doença e principalmente que o apoio é fundamental.


Outras fotos do projeto aqui.

CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
A agência DDB Moçambique criou uma campanha há alguns anos atrás para a ALCC (Associação da Luta Contra o Cancro (Cranco - Como é chamado o câncer de mama no país)) de Moçambique que trouxe as super-heroínas DC e Marvel fazendo o autoexame, prevenindo o câncer de mama. A arte é da artista Maísa Chaves.

Acima; Tempestade, Mulher-Hulk, Mulher-Maravilha e Mulher-Gato fazendo o autoexame. No lado superior esquerdo um quadrinho diz: "Quando falamos sobre câncer de mama, não há mulheres ou super mulheres. todas têm que fazer o autoexame mensalmente. Lute conosco contra este inimigo e, quando tiver dúvidas, fale com seu médico.".
Essa campanha foi incrível, além de conscientizar, mostrou a importância do autoexame, isso tudo de uma forma alegre, legal e positiva.
É claro que exite vários outros projetos, mas se mostrasse todos o post ficaria ainda maior. Me desculpe pelo tamanho do post, mas creio que seja por uma causa super importante.
O que achou desses projetos? Você conhece algum que conscientize o câncer de mama?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...