Resenha: Perdão, Leonard Peocock!


Eu ganhei esse livro da minha vó no natal, no começo eu não entendi muito bem a razão de ela dar esse livro para mim, e eu acho que eu descobri essa razão quando terminei o livro.

O livro gira em torno do dia de aniversário de Leonard, o dia que ele completa 18 anos, e também seu último dia de vida. Ele pretende matar seu ex-melhor amigo, e se suicidar. Mas antes, ele iria presentear as 4 pessoas mais importantes que ali ele havia conhecido no decorrer do tempo.


Entre os acontecimentos presentes, no entanto, há diversas lembranças do protagonista, além de algumas "cartas do futuro". No começo não entendi muito bem o que essas cartas significavam, e até achei que Matthew estava ficando meio maluco, tentado misturar o livro com uma distopia. Mas, fiquem tranquilos, tudo fará sentido, ele não enlouqueceu. As coisas sempre começam a fazer sentido quando começa a chegar o final, as coisas começam a ser desvendadas, Como já era de se esperar, a história é muito bem escrita e extremamente densa. Enquanto "O lado bom da vida" contava com algumas cenas mais descontraídas, "Perdão, Leonard Peacock" é uma leitura pesado do início ao fim. No entanto, não afeta em nada sua altíssima qualidade.

O livro é escrito de forma sincera, assustado e detalhada de cada passo dado, intrigante, dinâmico e irresistível. Uma trama de fato, muito bem escrita.



Leonard já se decepcionou tanto com as pessoas, que agora ele espera o pior de tudo. E, confesso, esse pessimismo tornou o personagem pouco carismático, sendo uma das coisas que mais me incomodou. Fica claro, desde o início, que Leonard é muito solitário e desesperado por atenção. A família é, sem dúvida, parte fundamental de seu processo autodestrutivo. Principalmente a mãe, que ele culpa por não tê-lo ouvido no caso que envolveu o ex-melhor amigo, Asher. Aliás, não sabemos o que acontece entre Asher e Leonard, só que foi algo sério e que transformou para sempre a relação dos dois. É meio que um quebra cabeça até acharmos a verdadeira razão que afetou a relação deles. Ao ler o nome do livro, eu sabia qe obviamente seria triste, mas não imaginei que o resultado pudesse ser tão agradável. Ao contrário de outras histórias que já li sobre os assuntos acima, "Perdão, Leonard Peacock" foi um livro fácil de ler, com uma escrita fluída e com um personagem principal que consegue transparecer o quanto está perturbado e angustiado sem se irritante ou forçado demais.

O livro estimula reflexões preciosas e essência em torno de tantas sutilezas da vida, bem sérias, percebidas pela mente e loucuras compreensíveis do Leonard. Uma ótima indicação para quem procura uma leitura mais crítica e, contudo, bem sensível. Depois de ler esse livro, nós paramos e pensamos bem sobre tudo, acho que é um livro para refletir na vida e ele lhe ensina algo muito valioso no final, acho que você irá entender assim que ler. Bom, espero que tenham gostado da minha resenha e se vocês se interessaram, espero que leiam!




ISBN: 9788580573954
TÍTULO: Perdão, Leonard Peacock.
AUTOR: Matthew Quick
EDITORA: Íntrinseca
ANO: 2013
PÁGINAS: 224

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...