Resenha: Quem é você, Alasca?

Fotos: Just Carol
OLÁAAA, voltei com mais uma resenha do John Green, acho que ele já foi lido ou alguém já pretende ler, porque John é um queridinho das pessoas, acho que principalmente os adolescentes e claro que vale ler qualquer coisa que o John escreve, não é gente? Então, antes de qualquer coisa saibam que esse livro é um queridinho e foi meio engraçado eu ter ele de volta (porque eu tinha emprestado a uma pessoa e ela não devolveu e eu tive que comprar de novo ‘-‘) e ele é um amorzinho, tem um significado especial na minha vida e eu vou sempre relê-lo e eu acho que todo mundo devia ler ele porque ele é realmente especial.
As primeiras palavras que tem na capa do livro, é um meio que resumo dele mesmo, e é isso que o livro é sobre: O primeiro amigo, a primeira garota, as últimas palavras. Então, o livro conta a história do Miles Halter ou Gordo, como preferirem, ele é um adolescente comum mas ele é diferente, bom, me deixem explicar... Ele coleciona últimas palavras de qualquer pessoa, e ele ficou com as últimas palavras de Simón Bolíviar, e as últimas palavras dele foram “Como sairei desse labirinto?” e essas palavras ficou na cabeça do Miles e ele foi em busca do seu “Grande Talvez”, e nisso ele saiu de sua cidadezinha pacata, saiu de sua escola (onde ele não tinha amigos) e foi para um Colégio interno onde seu pai estudou quando mais novo e nisso ele vai cursar seu ensino médio lá, como eu disse ele nunca teve amigos mas assim que ele chegou no colégio interno ele conhece Chip ou melhor, Coronel, seu colega de quarto com um pouco mais de um metro e cinquenta e não é um personagem normal, mas ele nos encanta mesmo assim, enfim, os dois viram amigos e são colegas de quarto. Chip faz com que o Miles conheça a Alasca (sim, gente... Esse é um nome de uma garota!), uma garota divertida, confusa, linda, espontânea, é um tipo de garota que todo mundo se apaixona, ela não é uma garota que você está acostumada a ver em filmes ou livros, não é aquela patricinha, não mesmo, a Alasca foge totalmente desse padrão mas acaba se tornando a melhor personagem e aquela garota com quem os caras sonham sempre, ela é misteriosa e enigmática e isso fez com que o Miles se encantasse pela primeira garota que foi a Alasca, mas ela tinha namorado tá? E tem o Takumi, um descendente de Japonês que se integra no grupo, e tem a Lara que vai ser a primeira namorada do Miles mas ela não foi a primeira garota.

 Durante o livro, vemos as vidas normais dele, parecendo uma verdadeira festa por conta de muita bebida, festas, cigarros e tudo mais, falando isso pode até parecer um livro americano normal mas ele foge desses padrões, não é só Miles que está em busca do seu “Grande Talvez” são todos ali, mas principalmente Alasca e no final todo mundo descobre uma meio que resposta para tudo, e é esse tipo de resposta que vai quebrar seu coração em milhares de pedaços como quebrou o meu.
 O livro todo é rodeado de questões que todos nós – adolescentes, adultos, crianças, qualquer um -  temos em nossas cabeças, como a morte, nossas respostas para tudo, amizade, amor, perdão, inseguranças...  O livro teve um acontecimento muito forte que fez tudo meio que parar (não que a narrativa ficou lenta desde então, nada disso, a leitura flui sempre muito bem, mas você para porque é um acontecimento que você não espera de jeito nenhum e quebra seu coração e faz com que você não consiga fechar o livro até acabar!) e seu coração se parte em milhares de pedaços, então acho que no final o Miles encontrou seu “Grande Talvez” depois de ter procurado tanto, depois desse acontecimento e o fechamento do livro é digno de um livro maravilhoso e perfeito como é.

 Bom, o livro “Quem é você, Alasca?” é um livro muito mais que emocionante, ele tem um valor sentimental na minha vida, eu me deparei com questões nesse livro que todos temos e vemos os personagens refletindo sobre cada questão de modo diferente, e as que mais me chamaram atenção foi a da Alasca e a do Miles, acho que eu sou meio os dois, Alasca é um pedaço de mim, esse livro é um pedaço de mim, e acho que nós iremos conhecer quem é a real, enigmática, misteriosa Alasca Young e vemos o Miles crescer, assim como todos, é um livro emocionante, super recomendado por mim, para quem não sabe foi o primeiro livro que o John escreveu, o livro tem uma leitura super fácil, prática e a leitura flui que você nem vê, você não vai conseguir desapegar desse livro até o final, e sim, ele é dividido em duas partes, o antes e depois,  você percebe depois de um tempo, ou melhor, depois do acontecimento que a ordem cronológica do livro fica normal... Você vai perceber isso, então... Foi isso por hoje gente, vocês já perceberam que esse é um dos meus queridinhos e que eu recomendo muito, né? Enfim, leiam quando puderem, e lembrem de mim, haha.

Título: Quem é você, Alasca? — O Primeiro Amigo, a Primeira Garota, as Últimas Palavras
Autor: John Green
Editora: WMF Martins Fontes
Número de páginas: 229

4 comentários:

  1. Eu quero ler esse livro, não está no topo da minha wish list mas pretendo ler sim ^^
    Eu li A Culpa é das Estrelas e gostei, não achei tudo o que falam mas foi uma leitura interessante, então quero conhecer mais os livros do John Green =]
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, como você viu na resenha eu sou muito louca mesmo por esse livro. Meu Deus! Então, eu vou dizer, compre ou leia na Internet, ah, é muito amor esse livro e eu.
      John Green é um enigma heuheuheu <3 leiaaa!

      Excluir
  2. Amei, você escreve muito bem. Essa resenha fez eu ficar com vontade mais ainda pra comprar o livro e ler *-* Beijos, Li ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindaa você! Mil desculpas pela demora de responder, sorry. Obrigadaaaaaa mesmo, você é muito fofa e me fez ficar feliz em saber que eu fiz você ficar mais curiosa em ler porque esse livro é incrível. Obrigada mais uma vez e você é linda.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...